
O que são EM ?
EM é a abreviatura internacional paraMicroorganismos Eficazes, em Inglês Microorganismos Eficazes
Microrganismos eficazes (EM) são bactérias, leveduras e outros organismos minúsculos presentes no mundo vivo. Encontram-se em todo o lado, no ar que respiramos, na água, no solo, na nossa alimentação, estão dentro e fora de todos os organismos vivos, em todo o nosso ambiente.
Os EMs são uma mistura muito particular de três categorias principais de microrganismos naturais que agem em sinergia onde quer que haja matéria orgânica :_cc781905-5cde-3194 -bb3b-136bad5cf58d
-
LEVEDURAS que decompõem os açúcares e produzem nutrientes essenciais.
-
BACTÉRIAS LÁCTICAS que transformam açúcares em ácido lático, que pela sua acidez impede o desenvolvimento de patógenos.
-
AS BACTÉRIAS FOTOSSINTÉTICAS ajudam a decompor a matéria orgânica e os gases que, de outra forma, exalariam mau cheiro. Eles também são capazes de produzir açúcares a partir da luz.
O que faz a diferença entre os restos de comida que apodrecem ou fermentam são os Microorganismos eficazes!
De onde vem o EM ?
Esta mistura ideal foi desenvolvida por le Professor. Teruo HIGA da Universidade de Okinawa, no Japão e é distribuído pela EMRO Japan, que garante sua qualidade em todo o mundo, além de destinar boa parte de seus lucros para a pesquisa de formas mais sustentáveis de agricultura em países em desenvolvimento._cc781905 -5cde-3194-bb3b-136bad5cf58d__cc781905 -5cde-3194-bb3b-136bad5cf58d_
Reconhecemos o EM original graças ao logotipo
Alguns exemplos de uso do EM:
- contra mofo e ácaros
- melhora a qualidade da água
- améliore la fertilité des sols, stimule la croissance des plantes et accroît_cc781905-5cde-3194-bb3b -136bad5cf58d_crop rendimento
- para a flora intestinal de animais e humanos...
No Japão, berço do EM, muitos jardins são cultivados com estes preparados que protegem e regeneram o ambiente.
Livros de referência EM:




Os microrganismos criaram a atmosfera para a vida na terra... eles são a origem da fotossíntese e de todas as criaturas orgânicas e vegetais. Além disso, eles realmente formam quase 90% das células que compõem nosso corpo, porque na verdade só temos cerca de 10% de nossas próprias células. Nosso corpo é na verdade um conjunto de microrganismos, um "ambiente único e específico influenciado pelo que comemos e o ambiente em que vivemos. ( Ver Jérémie Narby , autor de livros sobre organismos vivos.) A tecnologia probiótica EM é mais um passo em direção ao desenvolvimento sustentável.
Os microrganismos estão na fronteira entre a luz e a matéria, o que explica algumas coisas, como a impressão de que o ambiente fica brilhante quando são usados para limpeza des casas.
Existem 3 grupos de microrganismos:
microrganismos benéficos (cerca de 10%) são tão numerosos quanto o grupo de microrganismos nocivos (10%); o 3º grupo que representa a maior proporção (cerca de 80%) são neutros. Na natureza, ocorre uma luta constante entre microorganismos benéficos e microorganismos nocivos, os neutros se juntam ao grupo dos vencedores. Se num determinado ambiente prevalecem os microrganismos nocivos (como acontece num ambiente poluído ou oxidado), não são apenas 10% dos organismos nocivos, mas quase 90% que colonizam o ambiente, porque as bactérias proliferam a uma velocidade vertiginosa velocidade na direção que lhes é favorável.
Do ponto de vista biológico, a sua presença é essencial, numa natureza virgem e equilibrada, os diferentes tipos de famílias de microrganismos presentes encontram-se em perfeito equilíbrio (os microrganismos eficazes alimentam-se entre outros microrganismos nocivos), mas numa ambiente tão oxidado como o nosso (poluentes, chuva ácida, gestão humana do ambiente, plantas selecionadas, para não falar de pesticidas e fertilizantes sintéticos) os microrganismos benéficos quase desapareceram do nosso ambiente imediato. O professor Teruo Higa descobriu que reunindo 80 tipos de microorganismos benéficos presentes em diferentes ambientes e introduzindo essa mistura de bactérias, leveduras e outros microorganismos em um ambiente doente e oxidado, o equilíbrio vital é restaurado para tender novamente para um equilíbrio dinâmico e harmonioso de processos vitais.
Esses microorganismos benéficos, úteis e eficientes, EM, são cultivados a partir de plantas fermentadas e preservados em solução estoque. Ao ativá-los com melaço de cana-de-açúcar (o ativador mais conhecido) obtemos a solução ativada de probióticos EMa pronta para ser distribuída no ambiente (nos prados, na horta, no pomar, nas lagoas ... ) mas também dentro das casas , porque é um desinfetante notável.
EM não representa nenhum perigo para o meio ambiente, nem para os seres humanos nem para a fauna. Pelo contrário, as bactérias EM destroem substâncias que causam putrefação, maus odores, doenças, eliminando o micróbios patogênicos